segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Uma Nota Sobre a Interpretação das Escrituras

Dinesh D’Souza


Neste livro* a Bíblia é lida de uma maneira tradicional - isto é, para descobrir o que ela realmente declara e seu significado. Isto não é literalismo Bíblico. Um dos primeiros literalistas foi o pai da igreja Orígenes, que leu em Mateus 19:12 que “há eunucos que castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus.” Tomando a passagem literalmente, Orígenes prontamente castrou a si mesmo. Eu não conheço nenhum literalista moderno que tenha se colocado diante da espada desta maneira. 

A Bíblia, entretanto, usa uma variedade de técnicas literárias. Algumas delas são narrativas claras e literais, como as descrições da vida de Cristo contidas nos Evangelhos. Algumas delas são parábolas, como as estórias contadas por Jesus afim de ilustrar um ponto moral. Algumas delas são metáforas, como quando Jesus diz, “Eu sou a Videira e vós são os ramos,” ou quando ele diz aos seus acusadores, “Derribai este templo, e em três dias o levantarei:” (Eles pensaram que Ele estava falando literalmente enquanto na verdade estava se referindo à Sua ressureição corporal.) De que maneira exceto como metáfora podemos entender Isaías 55:12, que descreve os montes e outeiros rompendo em cântico e as árvores batendo palmas?

Os pais da igreja tipicamente entenderam que as Escrituras operam em múltiplos níveis. A narrativa do Êxodo, por exemplo, foi lida tanto como uma descrição de fatos como um sinal de libertação espiritual. (Essa foi a maneira pela qual os escravos Americanos a entenderam, e a esperança ajudou muitos deles através da escura noite da escravidão) Portanto eu rejeito literalismo cru. Mas eu igualmente rejeito a visão no outro extremo, que diz que a Bíblia deve ser lida através das lentes das seculares suposicões contemporâneas. Algumas pessoas desejam rejeitar as partes das Escrituras que pensam ser objetáveis e abraçar as partes que gostam. Isto é “Cristianismo de cafeteria” e eu o considero pior que literalismo. Pelo menos os literalistas tentam aprender da Bíblia. O Cristão de cafeteria simplesmente projeta seus preconceitos sobre o texto.

Minha maneira de ler não é nem literal nem liberal mas sim contextual. Apenas através do exame do texto em relação ao todo podemos entender como uma linha ou passagem particular deve ser compreendida. Isto se tornará mais claro na medida que adentrarmos ao argumento no livro. Neste ponto estabeleçamos um simples princípio operativo: quer você considere a Bíblia inspirada ou não, leia o texto em contexto pelo que ele está realmente tentando dizer. 


*Este texto é a nota introdutória do livro "What’s Great About Christianity," traduzido para o português com o nome de "A verdade Sobre o Cristianismo."





Nenhum comentário:

Postar um comentário